Skip to main content
como melhorar o desempenho do pc

Como Melhorar o Desempenho do PC

Melhorar o desempenho do PC as vezes pode parecer um bicho de sete cabeças para quem não tem experiência, mas não é bem assim.

Para mostrar o quão simples é preparei esse artigo que vai te guiar passo a passo nesse processo.

Saiba agora como melhorar o desempenho do PC sem precisar formatá-lo.

 Por que Melhorar o Desempenho do PC?

Com o passar do tempo, conforme o computador é usado, seja ele um PC ou Notebook, o Windows começa a apresentar lentidão na inicialização e execução dos programas.

Essa lentidão pode ser ocasionada por Malwares, erros no registro do Windows, arquivos temporários no HD e vários outros problemas.

Com isso muitos usuários acreditam que para obter um desempenho melhor do computador é necessário recorrer à formatação.

O fato é que mesmo após uma formatação é necessário otimizar o sistema operacional para obter um bom desempenho e com isso melhorar o desempenho do PC.

Você também pode gostar:

Melhorar o Desempenho do PC Removendo Malwares

Como já foi dito aqui, um dos fatores responsáveis pela lentidão de um PC com Windows é a infecção por Malwares e removê-los pode melhorar o Desempenho do PC extraordinariamente.

Antes de qualquer coisa é importante deixar claro a diferença entre Malware e Vírus, pois muita gente confunde esses dois.

Malware é um termo utilizado para descrever um Software Malicioso, ou seja, qualquer programa de computador criado para uma finalidade ruim, como roubar informações.

Já o Vírus trata-se de um tipo de Malware que age como um vírus que infecta o ser humano, criando cópias de si mesmo para se propagar, tornando-se parte de outros arquivos e programas.

Para saber mais sobre Malwares acesse Cartilha de Segurança da Informação.

Vale ressaltar que nem sempre será esse o problema que estará deixando o computador lento, cabe ao técnico em manutenção verificar e identificar o que está causando.

Por outro lado, é interessante que esse procedimento que descreverei seja executando periodicamente como uma manutenção preventiva.

Vamos lá!



AdwCleaner

Esse software serve para a remoção de Adwares, que são softwares maliciosos responsáveis por encher os navegadores de propagandas indesejáveis.

Para baixá-lo clique aqui: Download do AdwCleaner.

Ao baixá-lo dê dois cliques para executar. Irá abrir uma tela contendo os Termos de Uso dele. Clique em Eu Concordo.

adwcleaner

No próximo passo clique em Verificar. A partir daí ele começará a fazer uma varredura no sistema operacional em busca de adwares e programas potencialmente indesejados.

adwcleaner_2 melhorar o desempenho do pc

adwcleaner_3 melhorar o desempenho do pc

Ao finalizar a verificação será preciso clicar em Limpar caso o programa tenha encontrado algum software Malicioso.

 

A imagem abaixo mostra o resultado da varredura que acabou de ser realizada. Nela é possível ver que não foram encontrados Adwares, mas foram encontrados alguns arquivos indesejados descritos como PUP.

adwcleaner_4 melhorar o desempenho do pc

Caso não tenha encontrado, basta fechar a janela que o programa será encerrado. Caso sim, clique em limpar e depois reinicie o computador.

O programa ainda mostrará um arquivo .txt com um relatório do que foi ou não encontrado.

Para complementar faça uma varredura com seu antivírus. Caso não tenha um instalado, recomendo o MalwareBytes Antimalware.



Removendo Arquivos Temporários

Os arquivos temporários são arquivos deixados por programas que foram desinstalados, ou até mesmo programas que ainda estão instalados, mas que fizeram uso desses arquivos somente no momento da instalação.

O fato é que eles, com o passar do tempo, ocupam muito espaço no HD favorecendo a fragmentação dos dados, podendo deixar o computador mais lento.

No próximo tópico explico melhor sobre a fragmentação do disco.

Para melhorar o desempenho do PC é possível remover esses arquivos.

Para isso abra o menu executar usando as teclas Windows + R.

Logo em seguida digite: cmd.

Depois de abrir o prompt de comando digite os seguintes comandos:

  • cd %temp% – Comando para ir diretamente para a pasta de arquivos temporários.
  • attrib -r -a -s -h *.* – Comando para definir atributos de arquivos ou diretórios.
  • del *.* /q /s – Comando para deletar os arquivos.

Dependendo da quantidade de arquivos temporários esse processo pode demorar bastante.

Caso queira você também pode usar softwares específicos para isso, mas o problema é que ao instalar esses softwares mais arquivos temporários serão criados.

OBS: eu já consegui liberar 25 GB de armazenamento só com esse comando.



Desfragmentando o Disco Rígido

Como foi dito anteriormente o HD pode sofrer com a fragmentação dos dados.

Isso ocorre devido à frequente modificação dos arquivos no disco rígido, fazendo com que eles sejam armazenados em “pedaços”. Isso faz com que a leitura e gravação dos arquivos seja mais lenta do que eles estivessem em um único “pedaço”.

Lembra que falei dos arquivos temporários? Pois é, isso tem relação direta com eles, pois quanto mais arquivos temporários, maior o caminho que o HD precisará percorrer para achar o arquivo normal.

Vamos a uma simples analogia…

Imagine que você vai a uma biblioteca onde os livros estão armazenados sem uma organização, por exemplo por ordem alfabética.

Suponha que cada livro é um pedaço de um arquivo.

Você chega e pede um livro. Como a pessoa que trabalha lá não sabe onde os livros estão guardados ela vai procurar e com certeza vai demorar muito para achar.

Isso acontece também com um HD, uma vez que o usuário requisita um arquivo e eles está fragmentado o HD demora para encontrá-lo.

Portanto a desfragmentação consegue melhorar o desempenho do PC, pois junta esse arquivos para que fiquem organizados e o HD consiga lê-los com mais eficiência.

Desfragmentando na prática

Baixe o programa Auslogics Disk Defrag, e siga as passos. Muito cuidado para não instalar software indesejado e não deixe ele inicializando junto com o Windows, pois o foco aqui é melhorar o desempenho do pc. Vou te explicar como.

Ao executar o instalador a seguinte tela será mostrada. Observe na imagem que a opção Launch program at Windows starup está marcada, desmarque-a e clique no botão Click to Install.

disk defrag 1 melhorar o desempenho do pc

Na próxima etapa atente-se para desmarcar a opção de usar o Yahoo como página inicial e Clique no botão Decline. Ele iniciará automaticamente a instalação do programa.

disk defrag 2 melhorar o desempenho do pc

disk defrag_3 melhorar o desempenho do pc

Ao concluir a instalação, pode deixar a opção Launch Disk Defrag marcada e clicar em Finish que o programa será aberto.

disk-defrag_4 melhorar o desempenho do pc

Na próxima etapa você deverá escolher qual disco será desfragmentado. Lembre-se de desmarcar o que não será desfragmentado, pois o programa deixa todos marcados por padrão.

disk-defrag_5 melhorar o desempenho do pc

Depois de concluir esse mostrará um relatório simples na aba General. Depois disso não precisa fazer mais nada.

Você está a um passo de concluir o processo para melhorar o desempenho do pc.



Desabilitando Inicialização de Programas

Pra finalizarmos, agora vou mostrar como desabilitar a inicialização de alguns programas que iniciam junto com o Windows.

Digite as teclas Windows + R.

Em seguida digite msconfig.

Na janela que abrir clique na aba Inicialização de Programas.

msconfig melhorar o desempenho do pc

Ao abrir desmarque todas as opções e deixe somente seu antivírus e seus drivers que devem ser iniciados juntos com o sistema operacional.

msconfig melhorar o desempenho do pc

Feito isso, você conseguiu melhorar o desempenho do PC. Esse processo pode ser feito tanto em computadores de clientes como no da sua própria casa e também após uma formatação, com exceção da remoção de malwares.

Espero que eu tenha conseguido passar o assunto de forma clara e com isso ter te ajudado. Se sim, compartilhe esse conteúdo com mais pessoas.

Até mais!



João Marcos de Melo

Profissional de TI há 5 anos, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, dedica boa parte do seu tempo criando conteúdo para ajudar dezenas de pessoas que querem ingressar na carreira de TI.

One thought to “Como Melhorar o Desempenho do PC”

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: