Skip to main content
pendrive bootável

Pendrive Bootável Com Vários Sistemas Operacionais

Fala futuro profissional de TI. Hoje vou te contar como você pode criar um Pendrive Bootável contendo vários sistemas operacionais.

Apesar de falar sobre como ter vários sistemas operacionais nesse artigo, ele também serve para quem quer ter apenas um, pois o procedimento é o mesmo, com exceção de que só vai precisar executar uma vez.

Para começarmos vamos precisar de alguns elementos importantes.

 Software para Criar Pendrive Bootável

Nem todo mundo sabe, mas hoje é possível criar pendrive bootável sem a necessidade de digitar diversos comandos no CMD (Prompt de Comando do Windows). Isso é possível graças aos softwares que temos no mercado, sejam eles pagos ou gratuitos.

O software que iremos utilizar nesse artigo será o Yumi. Caso queira fazer o Download dele basta clicar na imagem ou link abaixo.

yumi pendrive bootável

Download do Yumi

Por que o Yumi?

Existem outros softwares para fazer isso, mas nem todos permitem fazer o que queremos aqui que é ter vários sistemas operacionais no pendrive, o chamado Multiboot.

Além disso o Yumi é um Software Livre e Gratuito.



Sistemas Operacionais

Outro elemento de extrema importância serão os sistemas operacionais que queremos colocar no nosso pendrive.

Para este artigo iremos utilizar os Sistemas Operacionais Windows 7 e o Linux Ubuntu. Eles estarão no formato .ISO, que é forma mais rápida de copiar os arquivos para o pendrive.

Para fazer o Download da Imagem ISO do Windows 7 clique no link abaixo. Vale lembrar que essa imagem é grande pois contém todas as versões do Windows 7.

windows 7 pendrive bootável

Download do Windows 7 Todas as Versões Torrent

Caso queira fazer o Download do Ubuntu clique no link abaixo. Essa imagem é menor por que tem somente uma versão da Distribuição Linux.

ubuntu pendrive bootávelDownload do Ubuntu 17.10 Torrent

Além desses dois sistemas operacionais também iremos colocar uma ferramenta para diagnóstico e recuperação de PC’s o Hiren’s Boot CD. Caso queira fazer o download clique na imagem ou no link abaixo dela.

hiren's boot pendrive bootável

Download do Hiren’s Boot CD

Nova Versão do Hiren’s Boot CD

Depois de muito tempo aguardando, os desenvolvedores do Hiren’s lançaram uma nova versão que já está disponível para Download. Ela é chamada de Hiren’s Boot CD PE.

Para baixá-la clique no link abaixo.

Download

Pendrive

Ainda precisaremos de um pendrive para criarmos nosso pendrive bootável.

Antes de escolher o pendrive leve em consideração a quantidade de sistemas operacionais que quer ter, pois isso determinará a capacidade de armazenamento dele, ou seja, quantos Giga deve ter.

Leia mais:



Pendrive Bootável na Prática

Antes de iniciarmos o processo, vale a pena esclarecer que ele não funciona com mais de uma versão do Windows, neste caso você terá que escolher se quer Windows 7, Windows 8 ou Windows 10 no pendrive bootável.

1º Passo – Executar o Yumi

Para executar o Yumi certifique-se de já tê-lo baixado em seu computador.

Dê dois cliques em no arquivo executável (Yumi.exe) e clique em sim na tela de confirmação do Windows que surgirá em seguida. Depois disso clique no botão que aparece na imagem abaixo: I Agree.

passo 1 para criar pendrive bootável

2º Passo – Selecionar o Pendrive

Neste passo vamos selecionar o pendrive que irá receber os arquivos dos sistemas operacionais. Para isso clique no botão conforme indicado nas imagens abaixo.

passo 2 selecionando o pendrive

selecionando o pendrive

No meu caso usei um pendrive de 32 GB que estava com o rótulo MULTIBOOT. Mas pra você pode ser diferente, pois os pendrives vem de fábrica com a marca como rótulo.

3º Passo – Formatar o Pendrive

Isso é simples, você só precisa marcar um campo na tela que já está aberta. Veja o exemplo abaixo.

formatar o pendrive

4º Passo – Selecionar o Sistema Operacional

Agora precisamos selecionar o sistema operacional que iremos ter no nosso pendrive bootável.

Mas antes é importante ressaltar que você deve renomear as imagens ISO de uma forma mais amigável para que no momento de escolher uma delas você consiga identificar facilmente.

Exemplo: WINDOWS 7; UBUNTU; HIRENS BOOT CD.

Ainda na mesma tela clique no botão conforme indicado na imagem abaixo e selecione o sistema operacional que deseja instalar no pendrive. Vamos começar pelo Windows 7, então vamos escolher a opção realçada na imagem.

escolher sistema operacional



5º Passo – Selecionar a Imagem ISO

Agora é hora de selecionar a Imagem ISO correspondente ao Sistema Operacional escolhido no passo anterior.

Clique em Show All ISOs para que o Yumi liste todas as imagens disponíveis para seleção, caso não clique ele irá mostrar as que convém de acordo com o sistema escolhido no passo anterior e isso nem sempre funciona bem.

mostrar todas as ISO

Depois disso clique no botão Browse para selecionar definitivamente a imagem ISO desejada. Será aberta uma tela conforme a imagem abaixo para selecionar o arquivo. Clique em abrir.

selecionando a ISO

6º Passo – Iniciar o Processo de Criação

Neste passo basta clicar no botão Create para iniciar o processo de criação do pendrive bootável. Esse processo consiste na instalação do Grub, que é um sistema responsável por gerenciar a seleção dos sistemas operacionais na hora do Boot e a cópia dos arquivos dos sistemas operacionais.

iniciar processo pendrive bootável

Ao clicar em Create uma janela se abrirá pedindo uma confirmação. Clique em Yes e o processo iniciará de fato.

confirmar

Depois de iniciado o processo a seguinte barra de progresso será exibida.

barra de progresso

Ao finalizar esse processo teremos um sistema operacional no nosso pendrive bootável.

Para adicionarmos mais imagens ISO no pendrive basta clicar no botão Yes que será mostrado na janela aberta ao término desse processo e repetir os passos a partir do 4º.

confirmação

Caso não queira adicionar mais imagens no pendrive, basta clicar em No e o processo será encerrado.

Se ainda ficou com dúvidas comente aqui em baixo que terei muito prazer em responder.

João Marcos de Melo

Profissional de TI há 5 anos, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, dedica boa parte do seu tempo criando conteúdo para ajudar dezenas de pessoas que querem ingressar na carreira de TI.

2 thoughts to “Pendrive Bootável Com Vários Sistemas Operacionais”

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: