Skip to main content
emprego de programador sem experiencia como conseguir

Emprego de Programador Sem Experiência! Como Conseguir?

O primeiro emprego de programador não é uma tarefa fácil para muitos jovens que estão terminando a faculdade de ti.

Isso acontece por que as empresas, em sua grande maioria, pedem experiência de trabalho, inclusive para vagas de estagiário.

Infelizmente não existe um método mágico para mudar essa realidade. Diante disso, preparei esse artigo com dicas para te ajudar a conseguir o seu primeiro emprego de programador.

Crie Seu Próprio Site

Uma das coisas mais importantes para quem quer ter um emprego de programador é anunciar que é um programador, ou seja, fazer as pessoas saberem disso.

Para isso, nada melhor do que ter um site próprio, feito por você mesmo, para mostrar como sendo seu primeiro projeto pessoal. Isso fará com que as pessoas saibam que é programador e aumentará as chances de ser contratado.

Desenvolva seus Projetos

Como as vagas de trabalho pedem experiência profissional, para alguém que não a tem a melhor opção é adquirir a experiência necessária para ocupar a vaga.

Para isso basta que você desenvolva sistemas próprios, melhorando sistemas já existentes ou criando do zero. Isso te ajudará a adquirir experiência além de comprová-la.

Esse projetos não precisam ser profissionais, basta que você desenvolva algo experimental, mas com qualidade suficiente para demonstrar seu conhecimento.

Leia mais:

Não espere um projeto vir até você, vá em busca de projetos

Normalmente quem está começando faz o mesmo que a maioria das pessoas, deixam um currículo na empresa e aguardam a ligação para uma entrevista ou para um projeto.

No entanto, no caso de ter um site, não basta criar o site, colocar seus contatos lá e aguardar que alguém veja e te ligue. É preciso também que se disponha, que corra atrás.

Um exemplo é ir em alguma empresa, conversar diretamente com o gerente e mostrar pró atividade ao sugerir trabalhar durante um tempo para ajudar a equipe de desenvolvedores, mesmo que não ganhe nada com isso.

Isso pode resultar em um emprego depois desse período acordado caso o gerente goste do seu trabalho.

Tenha um Portfólio

Nesse portfólio você apresentará os projetos desenvolvidos nos passos anteriores.

Mas cuidado, mentir sobre eles dizendo ter sido contratado para desenvolvê-los pode acabar dificultando ainda mais seu primeiro emprego.

Seja sincero e deixe claro que são experimentais, feitos especificamente para mostrar seu conhecimento, além de conhecimento também mostrará ser íntegro.

Aprenda Inglês

Essa sem sombra de dúvidas é a dica mais importante, porém muita gente deixa passar.

Sem inglês é até possível conseguir emprego, mas com certeza se torna muito mais difícil.

Eu já falei sobre isso aqui no blog, dá uma olhada nesse link aqui: A Importância do Inglês para o Programador.

No indeed, site de busca de empregos, você pode conferir os requisitos das vagas de programador e ver que o inglês está presente na maioria delas.

Com essas dicas é possível driblar as dificuldades desse mercado e seguir em frente com sua carreira.

Espero que tenha te ajudado.

Comente aqui em baixo quais as dificuldades que tem encontrado nesse mercado.

Mande suas perguntas e me siga nas redes sociais. Um grande abraço.


João Marcos de Melo

Profissional de TI há 5 anos, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, dedica boa parte do seu tempo criando conteúdo para ajudar dezenas de pessoas que querem se tornar programadores.

2 thoughts to “Emprego de Programador Sem Experiência! Como Conseguir?”

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: