Skip to main content
importancia-do-ingles-para-programador

A importância do Inglês para o programador

No artigo de hoje falarei sobre a importância do inglês para o programador. É realmente necessário ter inglês para seguir na profissão? É possível aprender a programar sem saber inglês?

Aprender a programar sem saber inglês?

Sim, você não leu errado. É possível que você consiga aprender a programar absolutamente do zero mesmo que não saiba falar inglês fluentemente e continue programando por muito tempo mesmo assim. Eu mesmo, durante minha carreira, já trabalhei com programadores que não sabem falar nada em inglês, mas que são excelentes programadores e tem muito tempo de experiência.

Então se dá pra aprender e ser um programador sem falar inglês, qual a importância do inglês para o programador?

Calma, vamos chegar lá! Leia o artigo até o final e entenda!

Idioma Universal

É fato notório que o inglês se tornou a língua universal, e por isso não somente a profissão de programador, mas qualquer profissão que ofereça contato com outros países ou culturas depende do inglês para ter sucesso. Só por aí já dá para ter uma noção da importância do inglês.

Leia mais:

 Aprendendo a Programar sem Inglês

Portugol

Como dito anteriormente, é possível aprender a programar mesmo não sabendo falar inglês, pois hoje em dia existem diversas ferramentas, inclusive gratuitas, que ajudam iniciantes nesse sentido. Um exemplo claro é o PORTUGOL, ou como também é conhecido, PORTUGUÊS ESTRUTURADO. É uma técnica que consiste no aprendizado da programação sem aprender uma linguagem de programação, mas focada nos conceitos necessários para programar em qualquer linguagem de programação utilizando o português. Eu comecei assim e aprendi.

Conteúdo em português

Hoje existe uma grande quantidade de conteúdo ensinando os fundamentos da programação em português, por isso torna-se bem mais fácil aprender a programar na atualidade. São conteúdos como vídeo-aulas, e-books, livros impressos ou cursos online.

A Verdadeira Necessidade do Inglês

Mas qual a verdadeira importância do inglês para o programador?

Mercado de Trabalho

Como foi dito anteriormente, o inglês hoje é necessário para muitas profissões além de programador. Sendo assim, a maioria das vagas de programador pedem como requisito indispensável inglês avançado. Até para estágios na área pede-se o inglês, neste caso o intermediário. Veja esta vaga de estágio.

vaga-de-estagio

Para mais vagas como essa acesse: Indeed.

Além disso existe também a possibilidade de ser contratado para trabalhos no exterior, em países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda, e outros países, ou de trabalhar como home office (trabalhar em casa) para uma empresa de outro país. No Canadá, por exemplo, existe uma demanda alta por profissionais de TI como programadores, engenheiros de software, animadores e outras mais e por isso o governo canadense facilita a imigração para esses profissionais. Uma boa para quem quer ir embora do Brasil.

Quantidade de conteúdo em Inglês x Português

Como a maioria das linguagens de programação surge no exterior, a quantidade de material para estudo disponível também é maior em inglês, incluindo conteúdo gratuito, como comunidades, fóruns e documentações. Neste caso, o profissional que sabe inglês, além de ter um diferencial para conseguir melhores vagas, também tem oportunidade de aprender pelo melhor conteúdo, sem traduções que muitas vezes deixam o conteúdo sem sentido e de graça, pois para que existam cursos em português de uma linguagem nova por exemplo, alguém que sabe inglês foi lá e aprendeu primeiro.

Assim sendo, o inglês torna-se importante tanto para a fala, quanto para leitura e escrita.

Veja essas duas imagens e compare a quantidade de conteúdo disponível em cada linguagem. Nelas pesquiso sobre aprender uma linguagem e português e depois em inglês.

aprender-java-em-portugues
Pesquisa em português. Clique na imagem para ver a pesquisa no google.
aprender-java-em-ingles
Pesquisa em Inglês. Clique na imagem para ver a pesquisa no Google.

 

Conclusão

Neste artigo vimos o quão  importante é o inglês para um programador seja na escrita, na leitura e na fala. Mas não desanime caso tenha achado difícil seguir em frente com os estudos, pois para tudo tem uma solução. Abaixo deixo uma indicação de um ótimo curso por um preço bastante acessível e sem mensalidades para aprender a falar inglês totalmente online. Por apenas R$ 59,90 você compra o curso e estuda quando quiser através de vídeo-aulas.

Curso Online de Inglês

Dica adicional:

Para aprender gramática instale o Duolingo no seu smartphone, além de ser gratuito é possível aprender a ler e escrever em inglês direto do smartphone em qualquer lugar que esteja. Além disso ele também pode ser usado direto no navegador no computador caso assim seja melhor.

Espero ter ajudado!

Se gostou comente aqui em baixo, curta e compartilhe com os amigos. Inscreva-se na minha newsletter para ficar por dentro das novidades aqui:

Inscrever-me

Caso tenha uma dúvida ou sugestão, me envie uma mensagem na página de contato que ficarei muito feliz em responder.

João Marcos de Melo

Profissional de TI há 5 anos, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, dedica boa parte do seu tempo criando conteúdo para ajudar dezenas de pessoas que querem se tornar programadores.

3 thoughts to “A importância do Inglês para o programador”

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: